terça-feira, 31 de março de 2009

Gatos e cão "chefiam" estações ferroviárias no Japão

Dois gatos e um cachorro receberam a missão de atrair passageiros curiosos para vê-los e aumentar o movimento nas estações ferroviárias, reativando assim o uso de trens regionais no Japão. Os animais foram nomeados "chefes" da estação e em seu trabalho diário podem ser vistos de chapéu e uniforme oficial.

A gata Tama foi a primeira a assumir o posto, há quase três anos, segundo explicou à agência EFE a porta-voz da estação de Kishi, no centro do Japão, onde trabalha a felina, cujos passos foram seguidos pelo gato Bus e o Yorkshire Terrier Maron. Os peculiares empregados ferroviários têm livros dedicados a eles, usam uniformes oficiais sob medida e, no caso de Tama, conta até com um trem em sua homenagem.

Durante o horário de trabalho, Tama usa uma capa e um chapéu de ferroviário e se deixa observar na cabine do condutor pelos quase 2,2 milhões de passageiros que visitam anualmente a estação. A companhia ferroviária para a qual trabalha, a Wakayama Dentetsu, acaba de apresentar um trem de dois vagões dedicado à gata que abriga mesas de madeira, sofás, áreas de recreação para animais e uma biblioteca com livros sobre cães e gatos.

Desde junho, um cão também ocupa posto de destaque em uma estação ferroviária japonesa. Maron, que recebeu o título de chefe honorário da estação de Okunakayama-kogen, da companhia IGR, em Iwate. Assim como os demais funcionários da estação, o Yorkshire dispõe de três uniformes. Maron, propriedade de uma trabalhadora da estação, gosta de jogar futebol e passear e tem preferência por carne de galinha, segundo o porta-voz da estação ferroviária.

Fonte: Terra - com informações da agência EFE


JK: Bom, se eles recebem salário, descanso e férias com direito a aposentadoria, é um emprego bom prá cachorro!


Nenhum comentário: