segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Ig Nobel ambiental" elege Canadá como pior país em acordo climático

Uma coalisão de 450 ONGs concedeu nesta sexta-feira (2) o prêmio satírico "Fóssil do Dia" para o Canadá, julgado como o país que mais bloqueou o progresso das negociações pelo clima neste último dia da semana da reunião de Estados da ONU (Organização das Nações Unidas) em Bangcoc, Tailândia.

O anúncio foi feito um dia depois do prêmio "Ig Nobel", sátira do Nobel, concedido às pesquisas mais esdrúxulas e improváveis.

O Canadá terminou como o "único país mais focado em encontrar caminhos para esconder seus aumentos de emissões e fazer seus pontos fracos parecerem ambiciosos do que resolver a crise climática", diz o comunicado do grupo CAN (Rede de Ação Climática). No entanto, "infelizmente, as emissões permanecem na atmosfera por muito mais tempo do que o embaraço canadense a respeito delas", completa o texto.

Dias anteriores
Os dias anteriores da conferência da ONU em Bangcoc também tiveram "ganhadores", menos na quinta-feira (1). Os Estados Unidos foram escolhidos na segunda-feira (28/09) sobre a imprecisão no compromisso da delegação norte-americana na conferência, apesar das declarações aparentemente positivas do presidente Barack Obama.

Na terça-feira (2909), a Argélia foi escolhida por se preocupar mais com petróleo do que com os "interesses do grupo africano, vulnerável às mudanças climáticas".

E na quarta-feira (30/09), foram eleitos Estados Unidos, Noruega, Canadá e Austrália, por pressionarem contra o financiamento ambiental para países em desenvolvimento. O prêmio "Fóssil do Dia" foi apresentado pela primeira vez em 1999, em Bonn, Alemanha.

Fonte: Folha Online



JK: Muito bem, agora vamos ver prá que serve...

Nenhum comentário: