domingo, 31 de janeiro de 2010

Em mensagem, Bin Laden critica países ricos por mudança climática

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, critica as nações industrializadas por sua responsabilidade pela mudança climática, em uma mensagem divulgada nesta sexta-feira pela rede de TV Al Jazira. É a segunda mensagem de Bin Laden em menos de uma semana.

"Esta é uma mensagem ao mundo inteiro sobre os responsáveis da mudança climática e suas repercussões, sejam propositais ou sem intenção, assim como sobre as ações que devemos adotar", diz a gravação de áudio atribuída ao líder da Al Qaeda.

Bin Laden acusa "todos os Estados industrializados" de serem responsáveis pela mudança climática, "apesar de que a maioria deles assinou o Protocolo de Kioto e aceitou limitar as emissões de gases prejudiciais".

Na gravação, Bin Laden aborda temas que habitualmente não menciona em suas mensagens e repercute comentários do acadêmico Noam Chomsky sobre as políticas da Casa Branca. "Chomsky tinha razão quando comparou as políticas dos EUA com as da máfia", afirma.

Após citar Chomsky, Bin Laden qualifica os Estados Unidos como "os verdadeiros terroristas", e faz uma chamada para evitar o uso do dólar nas transações internacionais. "Tenho certeza de que essa ação causará sérias repercussões e um grande impacto", diz a gravação.

Leia tudo aqui na Folha Online



JK: Putz, até o Bin Laden

Nenhum comentário: