sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SETE ANOS bizarreando pela web

HOJE! Parabéns para o blog, UmaFoca canta feliz. Se eu quebrei algum espelho lá no início do blog, os sete anos de azar se acabaram e daqui prá frente é só alegria. E para comemorar, uma retrospectiva das bizarrices mais maaaiss estranhas direto das entranhas do Universo Bizarro.

2002
No princípio era uma ideia: ser jornalista. Sem tradição na família, sem amigos na área, indo contra tudo o que me recomendavam fazer, a saída que encontrei foi entrar prá faculdade. Sem muito sucesso nos vestibulares, virei autodidata, com livros e internet. E eis que surge uma alternativa: o blog. Comecei com A arte de escrever o que é e o que não é, no meu primeiro blog: O que é. Logo vi que coisa séria não gerava comentário e que eu me divertia mais quando postava e comentava coisas insólitas. Meu lugar era no humor.

2003
O blog começa timidamente bizarro em Botucatu, SP. O primeiro endereço é o jkishin.blogger.com.br, que existe até hoje porque eu não posso mais acessar o portal. O primeiro layout é basicão, vermelho. Qualquer coisa para se mudar na template tem que passar horas a fio testando direto no código html. Isso numa internet discada.

Os primeiros posts foram deletados porque o portal só permitia 10 Mega de armazenamento de arquivos. Mas isso não chega a comprometer a história do blog, já que naquela época longinqua blogar era uma odisséia na qual se podia perder tudo a qualquer momento, os posts eram arquivados offline, no HD mesmo. O ativismo e o ambientalismo volta e meia aparecem no blog, como assuntos 'sérios'.

2004
Após um curso de Dreamweaver, o blog nunca mais foi o mesmo. O segundo layout parece uma mistura de alienígenas do movimento GLS com naves espaciais fora de controle, bizarro mesmo. Não tenho print, porque naquela época eu não sabia usar essas coisas. Também não tinha Twitter, eu resistia ao Orkut, e o YouTube era só um embriãozinho de nada.

2005
A família se muda para Imbituba, SC. O blog passa por uma recessão, mal acostumado à vida na praia, mas aguenta firme e continua. No segundo semestre entro para a faculdade de Jornalismo da Unisul, Tubarão, SC, o que me faz desejar imensamente estudar numa federal. Começo a trabalhar em pequenos jornais de Imbituba, passando um breve período em um diário, onde além das matérias corriqueiras, faço o horóscopo. No final do ano passo no vestibular para História na Federal de Santa Catarina.

2006
Sai outro blog para apoiar o movimento ativista pelos direitos animais em Imbituba, é o Amigo dos Animais, que saiu do ar e depois voltou como O Latido. No segundo semestre me mudo para Florianópolis onde começo a estudar História na UFSC. Os novos ares dão um novo impulso para o blog com textos originais já produzidos na faculdade. No fim do ano consigo tranferência interna para Jornalismo. Feliz da vida, mudo do CFH para o CCE, outro mundo.

2007
Na UFSC,o jornalismo me mostra muito além do que aprendi nos livros, na labuta, e nas falcatruas dos editores com os quais trabalhei. Gravo e edito meu primeiro vídeo, dedicado ao blog, Palavrão

Nas aulas de web de professores queridos como o Clóvis Geyer e o Fábio Mayer, desenvolvo um layout para o blog. A partir de então o blog assume de vez: Informação com humor, mesmo que a informação não seja tão útil.

Na foto ao lado uma aula do Fábio na qual eu, clandestinamente, coloquei o blog no projetor. O cavalo Toby e sua famosa busanfa entra para a história do blog sendo lembrado por outro blogueiros anos mais tarde.

Em dezembro começa a tradição dos revezes de ano-novo.

2008
Uma visão súbita me revela o Jornalismo Ativista, conceito que passo a usar para definir o fato de ser uma ativista ambiental no Jornalismo e vice-versa (hehe, não resisto). 'Meu TCC será isso!', decido, e passo a amadurecer a idéia. Nesse período, por influência do Sea Shepherd, UmaFoca surge em minha vida. Bicho estranho, com sonhos malucos e planos de dominar o mundo. Ofereço a vaga de mascote e ela aceita. 

Após uma série causticante de bugs e contemplando tristemente o abandono do portal BloggerBrasil, decido que finalmente é hora de sair da casinha. De vez. O Universo Bizarro migra pro Blogspot, onde é feliz desde então.

2009
Fui vendo bons blogs nascerem e morrerem, outros se profissionalizarem, criando uma nova 'classe' de blogueiros: os probloggers. Com a mudança temporária de UmaFoca para Santiago no Chile, a mascota se rebela, e retomando suas ideias de dominar o mundo, decide fazer seu próprio blog, Uma Foca para a viagem.

Depois de tanto tempo no Universo Bizarro, o humor finalmente encontrou o Jornalismo na academia. Escrevi um ensaio acadêmico sobre humor no Jornalismo e uma grande reportagem em texto, No rastro da morte, na qual uso elemento de humor para narrar como é morrer na Ilha de Santa Catarina. 

2010
Último ano da facul, crises pessoais, retorno ao mundo da arte, TCC, dois empregos, e o UniB segue a mil. Estréia o quadro Vídeo De Quinta! que se mantêm firme. Alienígenas continuam frequentando assiduamente o blog.

Neste ano, os revezes de ano-novo não funcionaram muito bem, mas como toda tradição bizarra acaba se revelando bizarramente anti-tradicional (com essa colocação sapientíssima entenda qualquer coisa), a tradição deve continuar de outra forma, mas só quem viver até o fim (do ano) verá! [huahahah (risadas algovélicas)]

Outro blog entrou prá trupe, para narrar a experiência do TCC, o EcoAtitude. Agora com três blogs fixos e trabalhando num TCC que é um projeto editorial de programa para webTV, acho que definitivamente a internet é meu lugar (embora a internet ainda não tenha certeza de onde está).

Nenhum comentário: