segunda-feira, 29 de agosto de 2011

União é mais duradoura entre elefantes com menos amigos

Um estudo recente com elefantes asiáticos mostra que a estrutura social é complexa e o comportamento dos animais varia bastante. Como parte da sua tese de doutorado na Universidade da Pensilvânia, Shermin de Silva e colegas acompanharam aproximadamente 300 fêmeas de elefantes que vivem no Parque Nacional Uda Walawe, no Sri Lanka, por cerca de dois anos.

Na comunidade de elefantes estudada, um grupo de cinco elefantes aparentou estar sempre junto, mas cerca de 16% dos elefantes mudaram completamente seus cinco companheiros principais durante o período de duração do estudo.

"Se pensarmos sobre isto, a quantidade de tempo para ser dedicada aos companheiros diminui conforme o número de amigos que ele tem", explica Silva. "Quanto menor o número de amigos, mais forte é a união com esses poucos", completa.

Embora cada grupo possa ter até 16 membros, a maioria dos elefantes se agrupou em três. Além disso, alguns mantiveram os mesmos companheiros por muito tempo e outros mudaram totalmente de parceiros. "Há muitas variações individuais", afirmou o pesquisador. "Cada elefante é livre para escolher seus próprios companheiros", conta.

O motivo dos elefantes preferirem mudar de círculo social não está claro, diz ela, cujo estudo está na edição deste mês da revista "BMC Ecology".
Isso saiu aqui do site da Folha.com

JK: Acho que o facebook não é para elefantes.

Nenhum comentário: