segunda-feira, 30 de maio de 2011

Borboletas fêmeas fecham as asas para evitar sexo, diz estudo

Uma pesquisa japonesa descobriu que as borboletas fêmeas desenvolveram um mecanismo para evitar o assédio sexual dos machos. Segundo os pesquisadores, as borboletas têm uma forma simples de evitar a atenção indesejada de machos persistentes – elas fecham suas asas.

Ao fechar suas asas brilhantes e com desenhos chamativos, as fêmeas se tornam menos visíveis para os machos, segundo descrevem os cientistas em um artigo publicado na última edição da revista especializada Ethology.

O coordenador da pesquisa, Jun-Ya Ide, do Instituto de Tecnologia Kurume, em Fukuoka, notou que as borboletas da espécie Lycaena phlaeas normalmente fechavam as asas quando outras borboletas da mesma espécie estavam voando muito próximas a elas. "Eu também descobri que ela fechava as asas com menos frequência quando outras espécies de borboletas estavam voando nas proximidades", disse Ide. Ele então começou a tentar descobrir por que isso ocorria.

Virgens
Segundo Ide, tentativas persistentes de acasalamento por machos podem machucar as delicadas fêmeas, então ele testou a hipótese de que elas fecham suas asas como uma estratégia para evitar o assédio.
Ele usou um modelo de borboleta macho para gerar a reação nas fêmeas. “Quando trouxe o modelo de borboleta macho para perto de uma fêmea que já havia copulado, ela normalmente fechava suas asas”, disse o pesquisador à BBC.

As fêmeas virgens, por outro lado, mantinham suas asas abertas. “Concluí então que, quando as fêmeas não necessitam mais copular, elas fecham suas asas para se esconder”, disse Ide. No entanto, as fêmeas virgens, que querem copular, “mantêm suas asas abertas para ficarem visíveis”. “O comportamento evoluiu para evitar o assédio sexual”, disse.

Essa veio aqui do Estadão.com.br


JK: Sempre me surpreendo com a capacidade da ciência ser bizarra. Inevitável.

sábado, 28 de maio de 2011

Até os pepinos?

Mas que mundo violento esse que até os pepinos são homicidas? Quem será o próximo, o tomate? A cenoura? Ou a inocente alface? O mundo vegetal está ficando perigoso. 

Bactéria dos 'pepinos assassinos' chega à Inglaterra

 Leia tudo aqui no Estadão

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia da toalha 2011

Não saia de casa sem ela, pois nunca se sabe quando você vai precisar fazer uma viagem galáctica, não é?

Leia tudo sobre o #diadatoalha #towelday aqui mesmo no Universo Bizarro: Mantenha sua toalha sempre à mão.   

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CCJ aprova projeto que obriga alerta sobre câncer em roupa íntima

Roupas íntimas terão de ser vendidas com etiquetas que alertarão contra câncer de mama, de colo de útero e de próstata. O projeto de lei que prevê a nova regra foi aprovado de forma conclusiva pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11/05).

Como o projeto já havia passado pelo Senado, o texto seguirá para a sanção presidencial, caso não haja recursos no prazo de cinco dias. O projeto foi apresentado pelo ex-deputado Barbosa Neto (PMDB-GO) e tramita no Congresso desde março de 1999.

Pela proposta, as cuecas de tamanho adulto terão de trazer uma etiqueta com advertência sobre a importância do exame de câncer de próstata para os homens com mais de 40 anos de idade.Também será obrigatória a fixação de mensagem em calcinhas no tamanho adulto sobre "a importância do uso de preservativos como forma de prevenção do câncer de colo de útero e da realização periódica, por todas as mulheres com vida sexual ativa, de exames de detecção precoce dessa doença".

Nos sutiãs, a etiqueta deverá alertar sobre a importância do auto-exame dos seios para detecção precoce de câncer de mama, além de informações sobre como fazer o exame.

O projeto prevê ainda uma série de punições para as empresas que descumprirem a regra, como apreensão do produto, suspensão da venda ou da fabricação do produto, cancelamento de autorização de funcionamento da empresa e proibição de propaganda.

O Ministério da Saúde irá definir como será a aplicação e a fiscalização da nova regra. Após a sanção presidencial, fabricantes e comerciantes terão 180 dias para se adaptar à novidade.

 Essa veio da Folha Online

JK:  Poxa até as cuecas agora tem projeto de lei? Tá faltando nariz prá enfiar o dedo, não?

domingo, 22 de maio de 2011

Uso excessivo de substâncias químicas provoca explosão de melancias no leste da China

Em mais um capítulo que expõe a insegurança alimentar na China, melancias cultivadas com excesso de substâncias químicas no leste do país estão explodindo – literalmente.

A notícia, divulgada pela imprensa estatal, refere-se à região como um "campo minado".  Impulsionados pelos altos preços do último ano, os agricultores aumentaram o cultivo do produto e abusaram no uso de pesticidas e fertilizantes. No caso, os afetados pelas explosões parecem ter usado um acelerador de crescimento chamado Forchlorfenuron.

A cidade mais afetada foi Danyang, na região de Jiangsu, onde dezenas de agricultores perderam até 45 hectares da fruta. Sem ter como vendê-la, a melancia pôde ser usada apenas como alimento para porcos e peixes.  Segundo o professor de horticultura da Universidade Agrícola de Nanquim Wang Liangju, o regulador, que estimula um aumento na divisão celular, é inofensivo quando usado corretamente. Em excesso, porém, deixa a fruta deformada e com sementes esbranquiçadas.

(Zero Hora, 18/05/2011)


JK: Esses chineses tem mania de grandeza mesmo. Querer que a melancia fique ainda maior em menos tempo dá nisso. 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Homem dá barrigada de 10m de altura em piscina de 30cm de profundidade

No Vídeo De quinta! um dos úteis records do Guiness. Um cara na Noruega chamado Darren Taylor saltou de uma torre de quase 11 metros para dentro de uma piscina plástica de 30cm de profundidade. Isso saiu na BBC. Observe que precisa muito treino para tamanha façanha, então não tente imitar.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ehh vida de gado

Vaca foge de exposição e fica entalada em ponto de ônibus no PR

Uma vaca surpreendeu os organizadores da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) na manhã desta quinta-feira (12/05), em Maringá, no Norte do Paraná. Segundo os organizadores, o animal estava sendo descarregado no parque de exposições, quando escapou e fugiu pelo primeiro portão que encontrou.


A vaca percorreu aproximadamente oito quarteirões, atravessou uma avenida bastante movimentada, passou em frente a uma escola e só foi parar em um ponto de ônibus, quando ficou entalada em dois pilares que sustentavam a estrutura.
O Corpo de Bombeiros e técnicos da Secretaria da Agricultura precisaram serrar os pilares para resgatar o animal. A vaca não ficou ferida e foi levada novamente ao parque de exposições por um trator.

Isso veio do G1

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nova vítima do aquecimento global é o pão francês

A principal matéria-prima do pão francês é a mais nova vítima do aquecimento global: o trigo está sendo afetado pelo aumento da temperatura, e as lavouras de milho seguem a mesma tendência. 

Não que as safras estejam diminuindo. Pelo contrário, estão aumentando devido aos avanços nas tecnologias de produção. O que acontece é que, com o aquecimento, esse aumento é menor do que aconteceria normalmente.

Saiba tudo sobre a pobre vítima aqui na Folha Online


JK: Sobre aquecimento global eu não falo mais nada de bizarro, as notícias falam sozinhas...