sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Preparativos para o fim do mundo - parte 2 - Posições científicas sobre o fim do mundo

Toda sexta é dia de fim do mundo aqui no UniB. Nos preparativos de hoje:

Parte 2 - O que diz a ciência sobre o fim do mundo?

Fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519.

Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

Sabe-se atualmente que nesta data durante o solstício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
Cienciahoje.pt

Maias nunca previram o fim do mundo em 2012, dizem especialistas
O calendário Maia marca o fim de um ciclo de 5.126 anos por volta de 12 de dezembro de 2012, que deveria trazer o retorno de Bolon Yokte, um deus maia associado com guerra e criação
Estadão.com.br

Cientistas desvendam profecia maia do fim do mundo em 2012
Especialistas se reúnem no México para discutir teorias apocalípticas geradas a partir da filosofia do tempo de antiga civilização.
Estadão.com.br


IPCC
Painel Climático Intergovernamental
Prevê quatro cenários de mudanças climáticas globais que variam do mais otimista ao mais pessimista. Mas, nenhum é o fim do mundo, aparentemente.

Nenhum comentário: