sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Preparativos para o fim do mundo - parte 3 - Livros para o fim

Nada como um bom livro para ler, mesmo naquele momento no qual o vulcão expele cinzas aterrorizantes que dificultam a leitura, os ventos são tão fortes que arrancam as páginas e a chuva tão forte que parece que tá chovendo canivete aberto.


Parte 3 - Literatura para o fim

Guerra dos mundos, o filme estrelado por Tom Cruise, é até legalzinho, mas o livro que inspirou o roteiro do filme, escrito por H.G. Wells, em 1898, quase provocou o fim do mundo nos EUA. Foi em 1938, quando o cineasta Orson Welles resolveu fazer um roteiro de radioteatro baseado nessa obra, transmitido pela rádio CBS, de Nova York.

Milhares de pessoas desesperadas sairam às ruas procurando a invasão alienígena relatada pelo rádio, houve tumulto, confusão e pânico coletivo.


Pesquisadores em comunicação e literatura apontam que a forma adotada pelo roteiro de Welles, que relatava os acontecimentos do livro como se fossem entradas de repórteres ao vivo, contribuiu para desesperar a multidão que já vivia em um contexto de medo provocado pelas más notícias que vinham da Europa e culminariam na 2º Guerra Mundial. Antes do fim da transmissão, Welles e sua equipe foram presos por provocar desordem. Veja tudo como se passou aqui na wiki (em inglês).

As 100 maiores catástrofes da História, é um livro escrito por Stephen J. Spignesi. Básico para consultas e estudos, só não pode ser levado na bolsa porque é grandinho. [+]


Desastre é um livro de S. G. BROWNE que não fala do fim do mundo. Porque está aqui? Porque eu gosto dele, oras, e quero botar aqui. Além disso, sempre que se fala em fim do mundo, do que você lembra, do quê, do quê? É desastre! [+]

Um comentário:

Jaime Guimarães disse...

"Guerra dos Mundos" é ótimo livro - já o filme, hum, deixa pra lá.

Indico mais um para o fim do mundo: "Guerra das Salamandras" de Karel Capek ( ou Tchapek). É divertido e traz um "apocalipse" diferente, inusitado... recomendo com entusiasmo!

abs!