segunda-feira, 30 de abril de 2012

Por que segunda-feira é o pior dia da semana?

Nesta segunda-feira iniciamos um novo quadro com perguntas que atormentam a humanidade. Toda semana, a qualquer dia da semana, mas especialmente na segunda-feira, com o marcador por quê?

A reflexão sobre o motivo que leva uma parcela da população animal do Universo a decretarem na segunda-feira o dia universal do mau humor já conduziu muitas pesquisas científicas e não-científicas sobre o assunto. UmaFoca costuma dizer que isso é história da minha cabeça, afinal, se o nome da segunda mudasse para qualquer outro, não haveria mau humor de segunda-feira.

Certo, tive de concordar, mas a minha teoria é que a culpa do mau humor na segunda-feira é do domingo. Existem pesquisas que comprovam que a incidência de ataques cardíacos é maior na segunda-feira que em qualquer outro dia da semana. O tráfego da internet na segunda-feira é maior que em outros dias da semana. O trânsito também é maior -  pelo menos em Floripa - e mais insuportável. Além disso, a ressaca de segunda-feira é sempre pior que a de outro dia da semana.

E tudo isso por causa do domingo, o dia em que a maioria das pessoas tira folga. A explicação é a seguinte: Você está num dia de folga, que você adora, no fim da noite de domingo você já começa a lembrar tudo aquilo que tem de fazer durante a semana, vai ficando ansioso, a pressão urbana ampliada pela cultura industrial do trabalho e o modo de produção capitalista te faz sentir-se subconscientemente culpado por ter tido um dia de folga quando tem tanta coisa prá fazer, aquela pressão vai aumentando e você vai ficando nervoso, irritado, fim da folga, trabalho, do latim, tripalium, um instrumento de tortura, BUGH! Ataque cardíaco.

Claro que isso só acontece se você tiver uma predisposição a um problema cardíaco, senão só acontece mesmo um típico e redundante mau humor de segunda-feira. Explicado?


Nenhum comentário: