quarta-feira, 17 de julho de 2013

Por que ninguém gosta de mim?

Se você googlou essa pergunta e chegou nesse blog, vamos ter uma conversinha. Não, este não é um blog de auto-ajuda, o título já entrega. Este é um blog nascido num universo onde enxergamos tudo através de uma visão bizarra. O princípio filosófico disso é: "Rir de si mesmo e das desgraças dessa vida é melhor que não ter nariz".

Ok, ninguém gosta de mim, não tenho amigos, minha mãe é um pé no saco, meu pai é distante, a pessoa que eu amo não me quer, meus colegas da escola me zoam o tempo todo, porque eu existo?

Se você pegar pelo ângulo budista de explicação da existência, você existe para sofrer e é isso que vai te levar a ter boas experiências para crescer e evoluir espiritualmente.

Foda-se o espírito, porque todo mundo ao meu redor é mais feliz que eu, esse budismo não tá com nada!

Provavelmente você já ouviu falar que a grama do vizinho é sempre mais verde, e existem pesquisas que comprovam que quem acessa muito as redes sociais tem grande tendência de achar que sua vida é mais infeliz que a dos outros. Isso tem um fundamento: Só compartilhamos nossos melhores momentos com o público. Poucas pessoas usam o facebook prá dizer que estão tristes e a maioria acha isso chato.

Se todo mundo põe apenas suas fotinhos de sorrisos, praia, casaisinhos fazendo coraçõezinhos com as mãos, festas, passeios, viagens, gatinhos fofos e bebezinhos dentro de potes de flor, não é porque a vida deles é mais feliz, é porque eles gostam de manter a aparência de que suas vidas são maravilhosas e perfeitas quando, no fundo, são vazias e tão carentes de sentido que precisam afirmar sua felicidade numa rede social para que ela tenha algum sentido.

“Feliz é quem conhece o lado ruim e o respeita. Feliz é quem já foi infeliz. Somente quem já foi infeliz pode entender que a tristeza traz um punhado muito bom de aprendizados. Felicidade não é sobre quem grita mais alto; é sobre quem sorri mais fundo.” (Clarissa Corrêa)

Então se você quer mesmo saber porque ninguém gosta de você, pergunte a si mesmo porque você não gosta de ninguém. A maior parte dos nossos problemas está SEMPRE dentro de nós e quando aceitamos e entendemos isso é mais fácil de resolver tudo, porque aí então, só depende de nós. Se o mundo te traz problemas, desafie-o com soluções!

“Não existe um problema que não ofereça uma dádiva para você.” (Richard Bach)

E aí voltamos para os budistas que não são apenas carecas de vestido laranja, mas dizem coisas bem interessantes. Certa vez, Dalai Lama disse: "é engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais.”

Muitas vezes esperamos demais das pessoas e esquecemos que uma amizade se mantém por trocas. Você deve estar disponível e assim vai provocar a disponibilidade nas pessoas que gostam da sua companhia. mas, se você não gosta de estar com as pessoas e não cria oportunidades de convívio, não adianta ficar se lamuriando por não ter amigos.

"Nunca fui feliz enquanto esperei que as pessoas gostassem de mim. Aprendi a ser feliz quando busquei autoconhecimento, isso me ajudou a entender porque eu sou o que sou e passei a me aceitar e me amar pelo que sou ao invés de tentar ser o que os outros queriam que eu fosse". (William Yattes)

Depois que você aprende a se amar e se aceitar pelo que é, você naturalmente passa a amar e aceitar as pessoas ao seu redor e se torna disponível para elas. E então você vai atrair pessoas que gostam de você realmente. 

“Não ligo se gostarem de mim em partes. Mas desejo que eu me aceite por inteiro.” (Fernanda Mello)

23 comentários:

Jaime Guimarães disse...

Ótimo texto. O fascínio de redes sociais como Facebook reside no fato da "construção de personalidade" - pessoas sempre felizes, sempre de bem com a vida e fofuras o tempo todo.

Muitas pessoas buscam relacionamentos como se fossem uma espécie de "muleta emocional" e esperam que isso resolva seus problemas de auto-estima, aceitação, etc. Dalai Lama está corretíssimo, até porque ele sabe que os humanos somos...humanos: volúveis, contraditórios. Acolher a diversidade e as diferenças é um discurso bonito que vemos nas redes sociais, mas no dia a dia ainda não é uma prática usual.

No fim, tudo se resume ao que o nosso bigodudo Nietzsche conclamava: tornar-se o que se é. Eis um grande desafio.

Abs!

Lucca disse...

Ótimo texto; nesse exato momento me sinto um tanto triste, mas seu texto com certeza vai servir de inspiração para alguma postagem futura no meu blog e para um dia melhor amanhã.
É difícil ser adolescente, é estranho estar procurando uma solução para falta de auto estima no google; mas é bom notar as coisas da maneira dos outros, não sei os outros adolescentes, mas eu faço drama por tudo (provavelmente seja este o motivo de eu estar fazendo essa pesquisa no google), como for, você tem uma visão bacana das coisas, um tipo de olhar para vida que me faz falta.

Anônimo disse...

JESUS,FILHO DE DEUS NÃO AGRADOU A TODOS,NEM TEVE MUITOS AMIGOS,NÃO SOMOS NOS QUE VAMOS AGRADAR A TODOS!!!! PELO CONTRARIO,O MUNDO ÓDIO A JESUS,SE TORNOU SEU INIMIGO!!!SE CRERMOS EM DEUS SERA AINDA MAIS DIFÍCIL,MUITAS PESSOAS ODEIAM ISSO!!!!MAIS PARA MIM,O IMPORTANTE E O QUE DEUS PENSA DE MIM!!!JESUS E O ÚNICO QUE NOS ACEITA,AMA DE VERDADE!!!AGRADO PRIMEIRO A DEUS,O RESTO VIRA POR ACRÉSCIMO!!!!BUSQUE A DEUS,E O SEU REINO,O RESTO NÃO TERÁ TANTA INPORTANÇIA ASSIM!!!! MUITAS AMIZADES SÓ QUEREM NOS DESTRUIR,DESEJAM O MAL,MORREM DE INVEJA,E TENTAM NOSSO FIM!!!NUNCA TIVE MUITOS AMIGOS,MAS OS POUCOS QUE EU TINHA,QUERIAM MEU MAL!!!!QUANDO PRECISAR DE UM AMIGO,DEUS MANDARA UM QUE SERA SUFICIENTE,EFICIENTE!!!!

Gabriela disse...

Hahaha! Foi o melhor texto sobre o "ninguém gosta de mim" que eu já li! Ele não é de auto-ajuda, mas tem uma linguagem e ideias tão descontraídas e bem-sacadas que me passou mais credibilidade que outras coisas =)

Valeu!

Enzo Kaal disse...

Algumas pessoas tem momentos de solidão e tristeza e desesperam se auto afirmando como "odiada por todos". Outras simplesmente são solitárias por toda a vida, mas aprendem a conviver com isso, e ter também, momentos de felicidade.

Unknown disse...

Texto excelente! Parabéns!!

Anônimo disse...

Otimo texto parabens




Anônimo disse...

Comigo não adiantou nd ainda ngm gst de mim

Anônimo disse...

Não adiantou nd ate hj ninguém gosta d mim :(

Anônimo disse...

Ainda ngm gosta de mim:(

Anônimo disse...

Ainda comigo não adiantou nd :'(

Anônimo disse...

Ainda ninguém gst d mim :'(

Anônimo disse...

Texto pontual e logico, muito bom

mas e quando o problema nao é virtual e sim real

eis a questao ....

JKishin disse...

Oi pessoal, é bom ver que gostaram do texto. Vocês sabem, esse blog é um blog de humor e as coisas que coloco aqui são sempre mostrando um ponto de vista bizarro nas coisas sérias do mundo.

O humor é sempre aquele conselheiro que vai te fazer redimensionar seus problemas, vai te mostrar que nada é tão sério que não possa ser resolvido. Sempre me ajudou, mesmo naqueles momentos barra, que prefiro nem comentar.

Rir do que nos faz sofrer faz o bicho-papão explodir, já dizia JK Rowling. Então, toca explodir nossos bichos-papões. Mesmo que no início a risada pareça falsa e sem sentido, mesmo que você se sinta um bobo alegre, continue rindo, persevere e um dia você se acostuma com a leveza que o riso traz para sua vida.

Mas não estou aqui para consertar, só pra bagunçar tudo de vez! ;)

Unknown disse...

Verdade verdadeira né, vamos sorrir! Sou uma pessoa introvertida e anti social, meu único amigo é meu marido que ainda não sei como consegui...Não vou na casa de ninguém e não convido ninguém pra vir na minha e ainda me pergunto pq ninguém gosta de mim rs...nunca tenho tempo para nada só pra passar horas e horas na internet. ...pois é, me sinto muito mal por não ter amigos mas nunca parei pra pensar que a culpa pode ser minha.

Unknown disse...

Excelente!Por que nao ser feliz, ao invez de fica esperarando a felicidade...?Ponto para Dalai!!!

Anônimo disse...

Adoreiiiiiiiii:D Parabéns nota mil para você.Esse texto me ajudou demais.Muito obrigada por escrever esse texto,depois de lê-lo comecei a reparar mais em mim, e percebi q o problema é comigo e não com os outo,obrigada. E parabéns mais uma vez

Anônimo disse...

Bom,para mim não adiantou nada ainda. Mas continuarei tentando. Adorei o texto parabéns.

Anônimo disse...

Adorei o texto parabeéns. Pena q para mim não adiantou nada ainda mas continuarei tentanto

Anônimo disse...

Bom, eu adorei o texto, parabéns pena q para mim não adiantou nada ainda, mas continuarei tentando

Victor Gabriel disse...

Eu modo em uma cidadezinha no interior do Maranhão eu não sou daqui sou do pará mais precisamente de belem...
Todos a qui me olham como se eu fosse o demônio por que escuto rock me. Isto diferente eu tenho um sotaque diferente. Etc eu nao gosto de olhar para ninguém de sima para baixo mas eu sinto que essas pessoas não são do meu nível E AS VEZES ME SINTO MAU POR ISSO...

Anônimo disse...

Eu também me sinto assim. Às vezes parece que nada faz sentido, e que nada dá certo. Mas continuo tentando, assim como você.

Unknown disse...

Mto bem elaborado e resumido! Perfeito texto parabéns!