sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

As 10 situações mais ridículas e como sair delas

Neste fim de ano elas se multiplicam. Isso porque se multiplicam os eventos sociais, aqueles momentos em que você é obrigado ao convívio humano que é a base de todo o ridículo. Hoje preparei um ranking das 10 situações mais ridículas que despontam nas conversas por aí, algumas das quais plenamente vivenciadas por esta Foca. Como rir da própria desgraça é engraçado, mas pouco produtivo, resolvi acrescentar o que faço nesses momentos e quem sabe ajudar outros manés por aí que sofrem de excesso de ridicularismo. 

10. Passar em frente a um daqueles brinquedos com sensor de movimento
 E ele começa a cantar, gritar, tocar, dançar ou plantar bananeira, não importa. Todo mundo na loja olha pra você que nesse momento está tentando fazer o maldito parar de fazer aquilo. De tanto pagar esse mico, eu já desenvolvi uma estratégia: ignoro o bicho e viro de costas, como se não fosse comigo. Tá lá o Papai Noel se contorcendo igual dançarino de funk e eu aqui. Cara de paisagem.

9. Autocorreção do Whats up
Quem nunca deu umas risadas por causa disso? Até porque sabe lá Deus de onde o aplicativo resgata certas palavras na hora de corrigir o que você tentou escrever. Manhã corrige para Manaus; Eca corrige para Eva ou Ecrã; Eba corrige para Rabada ou Ensaia; Nós corrige para Noiva; Oiee corrige para Porre; Baby corrige para bambu e essa é só a lista preliminar.
O que eu faço é corrigir imediatamente, mesmo que seja um Whats para o chefe.

8. Ficar no meio da conversa dos outros
Antes de tudo, um adendo: Tem gente que não tem noção de volume e fala alto mesmo quando a única pessoa que a está ouvindo está sentada a seu lado, com a orelha a centímetros da boca dela. Se você é como eu e tem como solução para esse problema um fone de ouvido para escutar aquela música alta e abafar aquela conversa que não te diz respeito, parabéns! Essa é uma forma educada de resolver. Mas tem momentos difíceis de resolver com um fone, pois o efeito é inverso. Então o que você faz: atende o celular para uma conversa imaginária. Você se livra de segurar a vela alheia e da tentação de se meter na conversa.

7. Rir sozinho de alguma coisa que você leu no celular
E você só percebe tarde demais. Don't worry, rir é o melhor remédio para tudo. Uma vez ou outra tá tudo bem. Só tente não ter um ataque de riso, porque é contagioso e você sabe, de acordo com Rita Lee, "a alegria alheia incomoda". Rir com moderação pode garantir todos os dentes dentro da boca.

6. Quando te flagram falando sozinho
E você gostaria de desaparecer instantaneamente. Não adianta repetir para si mesmo que todo mundo que pensa, fala sozinho, mesmo isso sendo um fato. A imagem do louco falando sozinho ainda é muito forte, então, o que eu faço? Disfarço enquanto murmuro uma musiquinha e dou um sorrisinho distraído, tentando passar a imagem que é a cara da normalidade, Só Que Não. Fecha na cara da atriz-paisagem.

5. Responder errado a uma pergunta que não ouvi bem
- Então como foi lá na reunião?
- Ãnh? - o barulho da sala atrapalhou minha audição.
- Como foi a reunião?
- Desculpe, não entendi - acho que estou surda.
- A reunião, como foi? - insiste impaciente meu interlocutor.
Desisto de tentar entender e respondo o que talvez seja a resposta:
- Sim.

Sempre, digo SEMPRE, isso acontece comigo. Minha audição é ótima, já fiz o teste, mas parece que sempre querem me sacanear. Porque, quando você não entende, a pessoa não colabora? Pronuncie! Fale mais alto! Mais devagar! Não me foda falando como se tivesse a boca cheia de cogumelos amortecedores de língua! A única solução para isso é a franqueza "Fale mais devagar", ou "aqui tem muito barulho, pode repetir mais alto?".

4. Trombar em algo ou alguém enquanto caminha escrevendo mensagens no celular
Versão já corriqueira do "cair de bunda no meio da rua". Se não se machucou, nem machucou ninguém, levante-se e ande. Só que eu mesma me acabo de rir da minha própria desgraça antes de me levantar.

3. Quando cantam parabéns para você em um lugar cheio de estranhos
Pior se são dois amigos loucos que resolveram cantar. Um puxou e o outro foi atrás e parou no meio do caminho e você ali querendo que o mundo se acabe num buraco que te engula. Até hoje eu ouço marmanjos reclamando de não saber o que fazer quando começam a cantar parabéns e eu também desenvolvi uma estratégia para isso. Viro para o amigo mais próximo e bato palmas como se o aniversário fosse dele. Mico compartilhado dói menos.

2. Não lembrar do rosto de alguém
Essa sou eu pagando mico quando sai para apurar aquelas pautas em que tem de entrevistar mil pessoas em meia hora. No fim não sabe mais quem é o que e que cara pertence a quem, se sentindo um figurante no meio do mundo de Wally. Pior: Já confundi uma fonte gente fina com outra que havia me sacaneado a veras e pensa na pessoa que só percebeu quando foi alertada por um amigo que ajudava na matéria. A cara é mais ou menos essa: ><. Mas não adianta, você tá ali e tem que resolver então seja sincera: "Mil desculpas, eu tenho essa dificuldade de memorizar o rosto das pessoas, é algo tipo quando o incrível Hulk fica verde e não reconhece mais ninguém, sabe?". Eu sei, o mico permanece, mas pelo menos a pessoa riu, se não for um mal humorado.

1. Não lembrar o nome de alguém
Essa é clássica e está em primeiro lugar porque já faz parte da minha rotina. Trabalho com gente e acho digno lembrar o nome delas, mas tenho a memória de um legume com amnésia e mesmo com os esforços reforçados pelo uso inteligente e estratégico do iPhone (foto e bloco de notas), passo por esse ridículo aumentado ainda mais quando eu troco o nome de alguém. Que o diga a recepcionista da redação onde trabalho, cujo nome é Ivete e eu a chamei de Jussara todos os dias por uma semana até me dar conta do erro.


Um comentário:

Jaime Guimarães disse...

Eu sou campeão em esquecimento de nomes das pessoas! rs Vivo esquecendo, trocando e até criando nomes para algumas pessoas! Pior é quando o sujeito ou fulana diz: "Ih, esqueceu de mim." Urgh! rs