sábado, 18 de outubro de 2008

Tradicionalista critica influência gay nos CTGs

Um artigo publicado pelo tradicionalista Ademir Canabarro no site Coxixo Gaúcho, gerou polêmica sobre a participação de homossexuais em danças gaudérias. O artigo alerta para um "avanço assustador do homossexualismo", inclusive nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Apesar de se afirmar favorável à livre expressão da sexualidade, Canabarro critica muitos peões que dançam nos CTGs como se "disputando com a prenda doçura e meiguice", a tal ponto que parecem "duas prendas dançando". Para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress, o artigo de Canabarro é um alerta para a preservação dos costumes gaúchos e contra os "excessos de maneirismos" de alguns homens nos CTGs. O líder maior dos tradicionalistas diz que ninguém é contra os gays, "desde que não tentem transformar os CTGs num mundo cor-de-rosa". [+] 

JK: Ele tem razão. Você esperava um comentário diferente? Há, se ferrou! O negócio é: o cara é tradicionalista, conhece da cultura gaúcha e sabemos que as danças gauchescas são de uma tradição antiquada, moça e rapaz, casal tradicional, essas coisas. A dança é uma expressão disso, e como toda dança, os passos e gestos devem ser de acordo. Dança é como teatro, você veste um personagem para interpretar. Um bom ator não leva suas manias, gestos pessoais e trejeitos para o palco e um bom dançarino também não. 

Sei que o que ele diz pode ser interpretado como homofóbico e talvez até tenha um fundo disso, mas, nem todo homossexual tem gestos afeminados, assim como nem toda mulher tem gestos femininos. Mas no momento que pisam no palco, para dançar ou para atuar, todos eles são um personagem e se querem fazer um bom trabalho, devem ter seus movimentos perfeitamente alinhados com a personagem. 

Nenhum comentário: