segunda-feira, 16 de março de 2009

Chuva de peixe

Tá alguém já viu chover peixe? Não se trata de peixes voadores. Segundo o Clóvis, professor super requisitado do Depto. de Jornalismo da UFSC, a chuva não só é real, como ele próprio já presenciou lambaris chovendo.

Segundo a Wikipédia, "a chuva de animais é um fenômeno meteorológico relativamente raro, que sucedeu em algumas cidades ao longo da história. Os animais que costumam cair do céu são peixes e rãs, e por vezes pássaros".

E há explicações científicas para o fenômeno. A causa seria uma combinação de temperatura e ventos muito fortes em uma tromba d'água ou tornado com força suficiente para levantar toda uma massa de água com toda sua flora e fauna e cair em um mesmo ponto, vindo a provocar uma chuva de animais leves como peixes ou rãs.

O professor Clóvis me garantiu que é verdade. Há relatos, mas foto, vídeo, não. É um daqueles típicos casos de: "Nunca vi, mas que tem, tem".

19 comentários:

Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JKishin disse...

sério Carlos???? Pô escreve teu relato!!!
bjs

Anônimo disse...

Tambem vi na Cidade de Campo Belo MG.
Paulo

Maria Thereza Andrade disse...

Maria Thereza hoje com 59 anos Afirma que aconteceu a chuva de peixes.Numa Tarde do ano de 1961 em Cianorte Paraná tempo estava me estranho com jeito de chuva forte; ela estava na janela de sua casa quando ela viu que começou a chover; Então ficou observando a chuva quando viu um Peixe caindo no chão ela ficou espamtada,encabulada com o que poderia ter acontecido depois de um tempo ela sabendo que um fenômeno meterológico muito raro até hoje ela não entende o que aconteceu o peixe aproximadamente 30cm.

Unknown disse...

poxa minha namorada disse que isso acomteceu em barrocas no interior da bahia ela falou quem 1999+ou- choveu peixe la, ela estava em ks quendo viu os peixes caindo do cel ela disse que estava chuvendo muito no dia

Anônimo disse...

Apesar de raro e muito natural que este aconteçimento seja real, pois, devido a evaporaçao das aguas, se estas conterem ovolaçao reçente de peixes ou rãs estas evaporam levando conssigo os pequenos ovos destes animais, que podem ir juntos com uma pequena gota de agua.
Ao dar-se este aconteçimento, e ja nas nuvens os ovos eclodem e com as proximas chuvadas os peixes e rãs sao "enviadas" para o solo juntament com a chuva, portanto como acabaram de ler nao nada assim de tao sobrenatural e invulgar.
Obrigado!!
Espero que tenham ficado a perçeber melhor sobre esta fenomeno natural!
Débora

Unknown disse...

Isto já presensiei em Uruguaiana,rs, quando guri,nas margens do rio itapitocaí;inclusive foi debatido no programa do Egidio Carvalho,com nosso João Campeiro;mas ninguém soube explicar nada,tudo ficou no talvez.Isto foi em meados de 64+ou-;veio uma garoa c/vento,depois abriu um pouco de sol;olhei em volta e vi muitos peixinhos,tipo alevinos,pulando no campo.

Anônimo disse...

eU JÁ VI CHUVA DE PEIXES, CAIRAM 5 UO 6 DA MESMA EXPECIE FENOMENO ACONTECIDO NA CIDADE DE FLORAI/PR.
ISTO POR VOLTA DE 1964. OLIVIO.

Unknown disse...

caiu exatamente 5 peixes somente em cima da minha casa pq subi no telhado e nao vi em nenhuma outra casa fiquei muito assustada!
2012 isso ocorreu em mirassol-interior de sao paulo no dia 03 de outubro de 2012 quarta feira

jeremias camargo disse...

Meu tio Pedro presenciou uma chuva de lanbaris,no Municipio de Itaqui-rs , as margens do rio Ibicui.No ano de 1986..

Unknown disse...

Isso e verdade eu mesmo ja presenciei,foi na cidade de jussara interior de goias eu era muito novinho mas eu mesmo sai com peneira na rua catando peixe.isso se eu nao me engano foi no ano de 2002.essa chuva se repetiu umas tres vezes .a i deu um belo fritado ja que eles nao eram tao pequenos.

Unknown disse...

Isso e verdade eu mesmo ja presenciei,foi na cidade de jussara interior de goias eu era muito novinho mas eu mesmo sai com peneira na rua catando peixe.isso se eu nao me engano foi no ano de 2002.essa chuva se repetiu umas tres vezes .a i deu um belo fritado ja que eles nao eram tao pequenos.

Unknown disse...

Balela, os peixes são dos reservatórios próximos.Já imaginou um de dois kg cair nas costas de alguém? Ou chuva salgada?

Helena disse...

Graças á Deus,que descubro mais pessoas que ja viram,e agora pesquisando descubro que é possível sim e de fato existe esse tipo de fenômeno,meu nome é Helena e quando menina,brincando no quintal de casa,no nordeste da Bahia enquanto chovia fininho,vi uma piaba pequena tipo lambari,cair e do céu mesmo! e estava viva e muito ativa,tentando escorregar para as pequenas poças que se formavam com a chuva no quintal.Cresci encucada com isso pois todos a quem contava achavam ser mentira.

Anderson Nogueira disse...

A muitos anos atras (cerca de 15)eu presenciei no interior de Butiá/Rs um lambari cair no meio do campo.É muito raro mas aconteceu de verdade.

joel disse...

aconteceu comigo no ano de 1989 numa tarde de verão no municipio de jaguarão.rs durante uma chuva forte e não tinha agua por perto a não ser a da chuva.

PauloBarraRJ disse...

Minha mae me contou q viu isso ha muitos anos atrás em santo antonio de Padua (interior do RJ) perto do rio Pomba.

PauloBarraRJ disse...

Minha q hj tem 80 me contava q tinha visto isso em Sto antonio de Padua (interior do RJ) qdo crianca. Morava ha uns 300m do rio Pomba

Unknown disse...

Ontem choveu tanto em nova mútum que choveu lambari