segunda-feira, 13 de junho de 2011

A marcha das vagabundas

Mulheres saíram às ruas em protesto. Querem liberdade para se vestir, querem ser respeitadas pelo que são.


"Caminhada da Vagabunda" por afpportugues

O protesto surgiu com o SlutWalk, manifestação organizada por alunas universitárias em Toronto (Canadá) no último mês de abril. Elas reagiram contra a declaração de um policial sugeriu às alunas que não se vestissem como "vagabundas" para não serem vítimas de abusos sexuais.

"Não é culpa dos nossos vestidos, salto alto, regatas, saias e afins que todos os dias mulheres são desrespeitadas e agredidas sexualmente, isso é culpa do machismo ainda muito presente na nossa sociedade. As mulheres do mundo estão se unindo!", diz a apresentação do evento no site "Slut Walk Toronto".

O movimento se espalhou pela internet e ganhou adeptas em todo o mundo. Em São Paulo, a marcha reuniu 300 pessoas. A organizadora do evento, Madô Lopez, diz em seu blog:

"Chega de sermos recriminadas e discriminadas nas ruas porque usamos saias, leggings, regatas, vestidos justos, chega de sermos reprimidas e intimidadas porque somos mulheres, porque somos femininas e porque queremos nos sentir sensuais, bora pras ruas mulherada! Não é porque uso saia que sou puta!", escreve ela.

Acesse o site oficial da Slut Walk

No site oficial do movimento Slut Walk, as organizadoras soltam o verbo: "Nós estamos cansadas de sermos oprimidas pela palavra 'vagabunda'; de sermos julgadas por nossa sexualidade e de nos sentirmos inseguras como resultado disso. Ter o controle das nossas vidas sexuais não significa que nós estamos abertas à violência e ao abuso, mesmo que façamos sexo por prazer ou trabalho. Ninguém deveria comparar gostar de sexo com atrair abuso sexual."

#UmaFocadiz: Homens podem andar de shorts e sem camisa, até em campos de futebol, onde aparecem na TV. E a mulher? Qualquer coisa a menos que ponha é motivo de recriminação. Até as mulheres que amamentam seus filhos na rua estão sendo discriminadas. Tá na hora de mudar isso!

Nenhum comentário: