terça-feira, 17 de setembro de 2013

10 anos bizarros

Universo Bizarro, este blog aloprado e sem regularidade, comemora 10 anuzinhos de existência blogônica. Jamais tivemos a pretensão de durar tanto tempo. Confesso que nunca tivemos pretensão nenhuma, além de rir, mesmo sem nenhum motivo aparente.

Este é um blog que nasceu no boom da blogosfera brasileira, em tempos arcaicos onde a regra era aprender a lidar com códigos HTML para colocar bobagenzinhas no blog e rezar para que suas tabelas fossem obedientes. Lembro das madrugadas gastas para inserir um novo layout que sempre dava algum problema. Lembro de resistir aos emoticons pulantes que abundavam nos geocities.

Bons tempos que, graças aos bons deuses da tecnologia, evoluíram para interfaces verdadeiramente amigáveis. Bem, mas nem só de nostalgia é feito este post. Nossa veia filosófica nos obriga a pensar em coisas bregas tipo, o que mudamos em 10 anos? Ok, 10 anos mais experientes e tanta coisa aconteceu que é difícil selecionar a nata brega do bizarro! Mas vamos lá. À missão!

Em 17 de setembro de 2003...
- Tempos áureos dos blogs. Tínhamos encontros tolinhos como flash blogs, um festival de comentários reunidos em um só blog e blogs sociais como o Jornal do Blogueiro, atualizado pelos melhores blogueiros. Tinha muito blog besta cheio de frescuras e ares de "Meu querido diário", o que trazia uma carga de preconceito para os blogs em geral, que eram chamados pelos escarnecedores de "diários virtuais". Na página inicial do Blogger.com.br, tinha uma lista dos blogs da semana. Ter seu blog indicado representava a glória! O número de acessos e comentários estourava!

- Essa era a época em que as relações sociais online eram cultivadas por meio de chats na internet. Foi conversando assim que aprendi a digitar rápido. 

- Nessa época o MSN Messenger bombava e desbancava rapidamente o ICQ e os chats. 

- Não existia Orkut, nem Facebook. O Orkut surgiu em janeiro de 2004, Face foi criado em fevereiro de 2004 e aberto a todo o público em 2006.

- UmaFoca nem havia nascido. Ela nasceu em 2007, com o nome Foca Óca, mas só foi incorporada ao blog como mascote em 2008, quando viemos do blogger.com.br para o blogspot.com em busca de mares mais navegáveis e interfaces mais amigáveis. Até então eu não conseguia inserir imagens no blogger.com.br sem dar pau e trabalho prá madrugada inteira. Em 2009 ela foi rebatizada de UmaFoca e ganhou um blog só dela que hoje está fora do ar.

- Eu morava com a família em Botucatu, SP, sonhava em fazer faculdade de jornalismo em qualquer boa universidade pública.

- Eu comia carne, pois me lembro de passar mal com uma pizza de presunto. Só virei vegetariana no ano seguinte. 

- Tinha o cabelo comprido e tão revolto que parecia o da menina do filme Valente, só que preto.

- Me metia em confusões como aprendiz de ativista defendendo a causa dos direitos animais. Isso aparecia em outro blog, mas o Universo Bizarro sofreu um pouco dessas inconsequências.

- Descobri, na prática, que não levava jeito para o comércio e, felizmente, me livrei da odiosa máxima capitalista: O cliente sempre tem razão.

- A internet era discada. Então era um blog noturno como o Batman.

- Alugava filmes para ver, o cinema era caro e não existia torrent ou YouTube.

- Não gostava de usar o celular, porque ele só funcionava para ligar para as pessoas. Chaaato.

- Quando comecei esse blog com notícias bizarras não havia um único parceiro que pudesse me fornecer informações bizarras. Elas eram garimpadas nos jornais virtuais do Brasil e do mundo nas mais variadas editorias.


Hoje...
 - Blogueiro hoje é profissão. Todas as mídias sérias e não-sérias e até empresas tem seus blogs. Mas, não tem mais o corporativismo de antigamente.

- Orkut e MSN, já era. Hoje até minha mãe tem facebook. Na verdade, ela usa mais que eu. O twitter surgiu chamando-se de microblog, o que ameaçou os egos mais conservadores da blogosfera. Fogo de palha.

- Moro na Ilha da Magia, Florianópolis, desde que entrei prá UFSC. Terminado o mestrado, meu plano é ter um plano. Já morei em tanta casa que nem me lembro mais, mas hoje moro numa Ilha Azul.

- Meu cabelo continua igual, só que hoje sou uma lady e meus cabelos são perfeitamente domados com os truques da boa cosmética e do bom senso.

- Eu e UmaFoca evoluímos no quesito moda. Hoje, UmaFoca tem uma coleção de laços de pescoço. Eu tenho uma coleção de livros separados por cor e tamanho.

- Hoje contribuo com a causa animal periodicamente, com mais cautela e prudência, afinal, a experiência tem de servir para alguma coisa.

- Trabalho com coisas que gosto: sou jornalista freelancer, cientista e cantora lírica. Sim, estou contando só os trabalhos que me trazem renda. Esse blog nunca rendeu um centavo. 

 - Só quem viveu a era da internet discada sabe o valor que tem o wifi. Mas, continuo morcegando de madrugada igual o Batman.

- Graças ao torrent sou fã de séries legais como The Big Bang Theory, Dr. House, True Blood, Two and a Half Man, Smash, e até uns antiguinhos como Friends, e não preciso mais assistir TV nem alugar filmes na locadora.

- Tenho um celular que é smart, com internet dentro! Posso atualizar o blog dele mesmo e ainda tirar fotos, ouvir música e mil coisas a applicar. Faz ligações também, mas isso é de menos. 

- Hoje existem vários blogs e sites especializados em notícias bizarras, humor e fakes. O mundo está mais bizarro e, se não está mais feliz, pelo menos está mais engraçado!


Um comentário:

Jaime Guimarães disse...

Em 2003 ouvia aquele barulhinho da linha telefônica conectando à internet e era uma festa até que alguém tentava (por inúmeras vezes) telefonar para casa; em 2003 eu ainda pagava multa na locadora por não rebobinar as fitas; e, 2003 eu só ouvia falar em blog e 01 ano depois resolvi criar o meu - e continuo sem ganhar um centavo com isso. :)

Em 2003 o salário do professor era ruim. Em 2013 o salário do professor continua ruim. rs

Que venham mais 10 anos bizarros e engraçados. :)

Um abraço!