segunda-feira, 27 de abril de 2015

Discutir em japonês - lições valiosas

Abismos culturais existem e nas coisas mais cotidianas. Alguns são realmente bizarros, principalmente quando tem um videozinho desses para explicar. Ri litros! A dica é: Se você for discutir com um japonês, não discuta no modo ocidental, porque senão você perde o amigo e consequentemente a piada.

A regra é simples:
- Ocidental discutindo com ocidental no modo ocidental: Discutem com gírias, palavrões e xingamentos, mas é tudo brincadeira. Não limitam-se apenas ao tópico de discussão, entra até a mãe no meio, mas mesmo assim ninguém fica profundamente ofendido com o que o outro fala.

- Japonês discutindo com ocidental, cada um seu modo: Problema sério. O japonês não compreende a informalidade ocidental de xingar até a mãe só pra dizer um argumento simples. Pode cortar relações e vai se sentir ofendido sem que o ocidental se dê conta. Tipo, na cara de paisagem.

- Japonês e japonês numa argumentação ao modo nipônico: Ambos são extremamente cordiais e formais e se mostram abertos para entender o ponto de vista alheio e tentar convencer do seu próprio argumento. Mas é tudo paisagem. No final, ninguém se entende mesmo.


Certa vez alguém me disse que o japonês quando está feliz não sorri, ele só sorri quando está muito irritado. Não sei se é verdade,mas por via das dúvidas, fuja de um japonês sorridente!

Nenhum comentário: