domingo, 20 de maio de 2018

As pessoas mudam. E as focas também ;) Se tudo der certo, você envelhece!

Você que lê este post, muito provavelmente não sabe que este blog tem quase 15 anos de estrada. 15 anos é um adolescente! oO
Pensando nisso, comecei a refletir sobre o quanto a gente muda em 15 anos.

Se você tem 15 anos ou menos, deve estar pensando que quando tiver mais 15 vai estar um velho, não é mesmo? Boas notícias pra você! Aos 30, você ainda é jovem e com um ótimo adicional: grana ;) Você tem mais independência e conhece melhor a si mesmo, o que garante que suas decisões não serão tão ingênuas como eram na adolescência.

Dos 20 e poucos para os 30 e poucos, a diferença é que você está mais seletivo, curte coisas mais elaboradas e não vai a qualquer bodega pra beber (salvo algumas exceções, por que ninguém é igual, né :). Aí, você já começa a pensar em saúde, em qualidade de vida e, se você for esperto nisso, vai ter ainda mais energia e disposição que tinha na adolescência.

Essa disposição inclui a possibilidade de pensar fora da caixa. Isso significa que, se você tinha um blog há 15 anos e seguiu carreira no mundo digital, mantendo-se atualizado sobre as mudanças vertiginosas que foram surgindo desde então, você é um dos Millennials, ou Geração Y, aquela galera que cresceu migrando do analógico para o digital. Então, você tem uma mente de transição, nada pra você é estático, tudo muda e tudo se transforma.

Então, você até pode ser conservador, mas as novidades entram rápido na sua cachola (ou às vezes nem tanto) e com seu background, você já desconfia o que pode acontecer depois daquilo, detecta os problemas e até pensa em como melhorar, para já se preparar para a próxima novidade. Bem, pode não ser uma novidade que vai surgir tão logo, mas você ainda se lembra de quando tinha esperanças de ter uma tela touch e ela chegou, não é? Pois, a boa notícia é que as novidades chegam, cedo ou tarde e os Millennials são os mais capazes de prevê-las.

O que ocorreu com as mídias sociais são dessas mudanças. O blog, hoje em dia, perdeu espaço para outras mídias, mas permanece firme e forte e até corporativo. O que antes era visto como um diário pessoal bobo e sem noção, hoje é negócio. Não esse meu blog, é claro, porque isso aqui sempre foi o espaço do bizarro, nada mais.


E, falando de blog...
Quando comecei o blog, havia uns famosos por aí, como o Blog do Noblat, mas eu não conhecia nenhum brasileiro que falasse de humor, da forma como eu queria ler e, por isso, comecei a escrever, para dar vazão a este ser bizarro que habita em mim. Essa é uma coisa que não mudou. Você pode até ganhar anos na bagagem, mas sua mente continua livre, ao infinito e além.

Na verdade, até mais livre, porque quando você é mais novo, não tem muito background e experiência para entender que tudo o que você sabe e o que você é vem de algum lugar. Com o tempo, você vai entendendo de que lugar isso tudo vem e, assim, entende melhor quem você é e por quê. E, inclusive, pode se transformar, se quiser, porque você tem mais controle sobre si mesmo.

E, por falar em transformação, se tem uma coisa que gosto de fazer é aprender. E aprendo muito com idosos jovens, a envelhecer com sabedoria. É, meu querido blogonauta, porque ninguém nesse mundo está ficando mais novo! Todos nós envelhecemos, ou melhor, nosso corpo envelhece, mas nossa mente....

Ah...nossa mente...

Ela é livre! Se você quiser deixá-la livre, é claro! E os idosos jovens me ensinam que sim, é possível ser jovem para sempre! Basta ter uma mente sem limites, sem preconceitos, sem imposições e obrigações desnecessárias. Se tem uma coisa que acho desperdício é um adolescente que faz bullying com pessoas mais velhas, às vezes apenas uns poucos anos mais velhas. Desperdício de potencial e de energia, pois esse adolescente poderia se livrar de seus preconceitos tolos e ser livre, pois se tudo der certo, todo mundo envelhece, meus queridos.

E o adolescente de hoje que faz bullying com pessoas mais velhas será o trintão desesperado e o idoso ranzinza de amanhã, pode contar!

Finalizando, metas! Você descobre que metas são mais importantes que sonhos, porque você aprende que realizar metas é possível, com planejamento, estratégia, alguns sacrifícios, várias decisões e aprendizados. Já sonhos, são como nuvens, não dá pra pegar. Então, ficam no campo da ilusão e, assim, nunca se realizam.

É isso! Aos 30 e poucos, você está experiente, cheio de energia e capacidade de traçar estratégias para continuar conquistando metas, traçando novas, usando sua inteligência para ser sempre o melhor que puder, errante e aprendante pelo mundo!

Como UmaFoca faz ;)

Nenhum comentário: