segunda-feira, 4 de maio de 2009

Australiano cria "surfe de vulcão" na Nicarágua

Uma nova modalidade de surf, criada por um australiano, está ganhando força: o surfe de vulcão. O esquema é esse mesmo: descer a encosta de um vulcão ativo sobre uma prancha especial.

O esporte foi criado em 2005 e vem sendo praticado no vulcão Cerro Negro, de 730 metros de altura no oeste da Nicarágua. A descida da ladeira de 550 metros pode levar entre 20 segundos e 8 minutos, dependendo da velocidade, que pode alcançar os 80 quilômetros por hora.

O esporte é relativamente seguro e já atraiu 9 mil pessoas à região, segundo seus criadores . "O maior risco é sofrer alguns arranhões por causa da areia vulcânica com cascalho", disse à BBC Brasil o instrutor Phillip Southan. O Cerro Negro é o vulcão mais jovem da América Central. (uma pérola da BBC de brinde para você*) Sua primeira erupção foi em 1850. Desde então, ele entrou em erupção mais de 20 vezes, a última delas em 1999.



JK: * O surf é no vulcão mais jovem, ah, não é óbvio? Surfe é coisa de jovem. Fora que precisamente quão jovem é o vulcão, a BBC não sabe, mas é óbvio que ele é jovem.





Fonte: BBC

Nenhum comentário: