quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cidade portuguesa se transforma na 'capital do falo' por um mês

Centenas de falos e diversas manifestações artísticas estão sendo criadas na cidade de Caldas da Rainha, centro de Portugal, onde começa na quinta-feira a primeira Mostra Erótica-Paródica organizada pela Confraria do Príapo.

Trabalhando "cerca de 10 horas por dia", o artesão Victor Lopes Henriques assegurou à Agência Lusa não ter "mãos a medir" no ateliê para até ao final do mês produzir ao vivo "toda a espécie de malandrices em cerâmica". Desde o enchimento dos moldes, à cozedura, pintura e vidrado das peças tudo está a ser feito à vista de quem visita o ateliê, onde as prateleiras estão sendo preenchidas com pênis de todos os tamanhos e feitios.

As típicas "garrafas das Caldas" (falos que se podem encher com bebidas) - em versões que vão do "pequenino, de meio litro, ao de litro, três litros ou cinco litros" - disputam o interesse dos visitantes com as canecas ostentando no fundo um pequeno falo, outras em que o dito substitui a asa ou, até, algumas "em forma de regador, em que o bocal é um falo", explica o artesão.

A variedade de artigos passa ainda pelos tradicionais bonecos de "puxar o cordel", ornamentados com um avental que, quando se puxa a corda, mostram "a malandrice escondida", revela o autor.

Ainda em cru e à espera de acabamento, está a "seção dos políticos", onde as figuras de barro de Sá Carneiro e Amaro da Costa aguardam que o artesão lhe dê o toque final. "Está tudo pronto, só falta colar lá o pirilau (pênis) e a costureira pôr um avental ou uma bandeira a tapar", acrescenta em tom de brincadeira.

Tal como Lopes, trabalho não faltará à costureira que irá vestir de noivas ou as várias dezenas de falos produzidos no ateliê. "É a primeira grande realização da Confraria do Príapo e é preciso ultrapassar tabus para que renasça uma economia à volta da tradição", afirma José Nascimento, um dos fundadores do grupo.

Exposições, conferências, concursos, gastronomia e animação de rua em torno do falo vão invadir a cidade durante um mês em que o comércio e a restaurantes se associam à iniciativa.

Uma mercearia centenária criou uma bolacha em forma de pênis, conta Nascimento, que está satisfeito com a adesão dos comerciantes que foram convidados a "oferecer falos de chocolate aos seus clientes". A 1ª Mostra Erótica-Paródica começa na quinta-feira e vai prolongar-se até 22 de novembro.

Fonte: Lusa / UOL


JK: Bom, o treco é que é isso mesmo, certo?

Nenhum comentário: