sábado, 19 de dezembro de 2009

Livro francês discute influência do traseiro na humanidade

Um documentário e um livro prometem alimentar um debate na França sobre a contribuição do traseiro na formação do imaginário nacional.

La Face Cacheé des Fesses (A Face Oculta das Nádegas, em tradução livre), uma parceria entre a documentarista Caroline Pochon e o jornalista Allan Rothschild, resume 18 meses de uma investigação que as editoras da obra, Arte e Democratic Book, estão apresentando como "séria e ao mesmo tempo lúdica", e com um "toque de espírito libertino".

"Quando falamos das nádegas", diz um trecho do documentário, "falamos de nós mesmos".

Psicanálise e semiótica
Os autores propõem uma viagem multidisciplinar pelas diferentes representações do traseiro na história da humanidade, emprestando conceitos de história da arte, psicanálise, sociologia e semiótica.

Pochon e Rothschild falam a um país onde as referências ao que a revista semanal "L'Express" descreveu como "a parte mais subversiva da anatomia humana" não são incomuns. "A pátria, a honra, a liberdade, nada existe: o universo gira em torno de um par de nádegas", disse o filósofo Jean-Paul Sartre, como lembrou o diário "Le Monde".

Nesse contexto, a imprensa vem tratando esta celebração ao traseiro como "a cereja do bolo dos lançamentos natalinos". "Há mil coisas a dizer sobre as nádegas", afirmam Pochon e Rothschild. "Elas nos falam sobre os fundamentos - no sentido literal e figurado - de nossa sociedade, os seus tabus e os seus desejos", refletem.

Fonte: BBC Brasil


JK:
O próximo livro vai ser do... pé!!!

Nenhum comentário: