domingo, 27 de abril de 2014

O prazer de criticar ou a Síndrome do Opinador Ignorante

Você com certeza já conheceu alguém assim: critica tudo por nada, posta comentários infames falando mal de quem nem conhece ou de coisas das quais não sabe nada, rotula as pessoas por que "viu que ela curtiu notícias sobre isso ou aquilo", ama odiar (haters love hate), não leu, mas tem uma opinião formada sobre tudo.

Ah, sim, os haters! Aos montes nas mídias sociais, desferindo ameaças e infâmias ignorantes, espalhando ódio pelo mundo. Pois agora, temos um diagnóstico bizarro para essas pessoas haters, que se chama: SOI, Síndrome do Opinador Ignorante.

Mesmo que pareçam irrecuperáveis, devemos acreditar na cura, pois tudo passa, tudo muda e um dia essas pessoas também passarão. Mas, para isso, elas precisam de um choque de realidade, a fim de entenderem que o que fazem é nocivo. Se você for um revolucionário que quer salvar o mundo, como eu, vou compartilhar com você meu segredo, aquilo que faço com essas pessoas, mas só ali, no cara a cara, nunca, e eu repito NUNCA pelas redes sociais.

Mas, tome cuidado, pois como os doentes alcoólicos, drogados e viciados, o portador da SOI não admite que está doente. E por isso os sintomas devem ser esclarecidos de uma forma que o portador entenda. Agora, para lá na frente dele e joga na cara:

1. Você não passa de um bundão. As pessoas sempre criticam nos outros os próprios defeitos e os maiores medos. Provavelmente você nunca ouviu falar nisso porque é burro demais. Isso quer dizer que se você aponta tal atriz de cinema e diz "Que horror, como ela tá velha e acabada!", é porque você morre de medo de envelhecer e provavelmente vai ser uma velha (ou velho) chata que não soube envelhecer. Como aqueles velhos chatos que vivem dizendo que no seu tempo as coisas eram melhores ou aquelas pessoas que tem pavor de dizer a idade e não saem de clínicas de estética e cirurgia plástica. Neste mesmo sentido, homofóbicos são gays em potencial detestando a si mesmos.

2. Seus defeitos são ainda piores do que os que você aponta. Isso é compreensível do ponto de vista de que quem passa muito tempo olhando pela janela, não sabe o que tem dentro de casa. Ou seja, de tanto criticar os outros, você esquece de olhar para si mesmo e não tem um pingo de auto-crítica. Não me admira que você seja um completo babaca.

3. Sua vida é uma droga. Provavelmente é por isso que você não olha prá si mesmo. Se olhar para dentro não vai gostar do que vai ver. Você é inseguro e por isso tenta diminuir os outros para parecer melhor. Você é tão pequeno, mesquinho e patético que as pessoas inteligentes que existem ao seu redor provavelmente já sabem que você não passa de um merda. Faça o teste. Fale uma das suas críticas imbecis e, se você tiver inteligência suficiente para discernir, observe o olhar de indulgência ou tédio do seu ouvinte. Ele logo vai dar uma desculpa e se afastar. Isso é o que pessoas inteligentes fazem perto de imbecis ignorantes.

4. Você é um completo ignorante. Sim, suas críticas são baseadas no achismo e no preconceito, duas coisas inúteis para uma boa opinião. Você não tem nem mesmo a capacidade de dar uma pesquisadinha no google e provavelmente já compartilhou postagens de notícias fake e posicionamentos políticos e sociais radicais sem nem mesmo entender de onde eles vêm. Você é tão burro que não distingue o mundo real do virtual e acredita em todas as críticas e coisas bizarras que vê, sem nem perceber que muitas delas são feitas para zoar com gente como você.

5. Sua ignorância pode destruir vidas. Pessoas com SOI já condenaram e destruíram a vida de boas pessoas. Como no Caso Escola Base e muitos outros que aparecem todos os dias de pessoas que são expostas em mídias sociais, ridicularizadas, julgadas e condenadas sendo que são elas as vítimas do crime. Acontece o tempo todo, principalmente com mulheres que tem fotos íntimas expostas na internet, muitas não conseguem retomar suas vidas e ficam traumatizadas para sempre.

6. Suas críticas não servem para nada. A menos que seu objetivo seja encher uma privada, tudo o que sai da sua boca é mais inútil que merda. Qualquer pessoa inteligente percebe quando um ignorante está dando sua opinião de bosta. Basta começar com uma pergunta simples: Como você sabe disso? A maior parte dos opinadores ignorantes vai responder que "todo mundo sabe", ou "vi por aí". O melhor seria que você parasse de dizer tanta besteira, mas para isso precisaria de autocrítica e pessoas imbecis como você não são capazes disso.

Ufa... isso foi uma catarse, não é mesmo?


Haters amam odiar e dar opinião sobre tudo. E você com isso?


Se depois de falar tudo isso na cara do portador de SOI, ele te odiou, gritou, xingou e saiu da sala dramaticamente, isso é normal. Dê um tempo a ele, pois sua autocrítica talvez não tenha sido totalmente destruída pela SOI. Talvez ele volte, talvez te odeie para sempre, mas se você perceber que os sintomas estão mudando: a pessoa está calada e triste por um tempo, isso é um bom sinal! Pois o silêncio ajuda na recuperação e a tristeza é natural já que o portador de SOI costuma ser muito odiado e vai perceber isso.

Essa síndrome virou uma epidemia global desde o advento das mídias sociais, pois as pessoas começaram com um simples "vou xingar muito no Twitter". Depois passaram a escalas maiores, criando páginas no Facebook e espalhando fake news, sem nem parar para pensar, e distribuindo comentários ignorantes em todos os lugares.

Depois, passaram a seguir Instagram de odiadores profissionais e canais babacas no YouTube, convencidos pelas ações de haters, como aquele do cabelo pintado que costuma dizer que todos têm inveja dele, porque é famoso e tem milhões de seguidores.

O perigo é que a doença dessas pessoas evolua para a Síndrome do Vou Dominar o Mundo e a Síndrome do Você Sabe Quem Eu Sou. Aí, a pessoa desenvolve ambições para passar de um seguidor babaca para um influenciador e, logo, cria uma legião de haters, contaminando-os com SOI. Ou seja, a doença é super contagiosa.

Que medo da epidemia hater! Tem cura?


Mas não se desespere, você jovem leitor que quer transformar o mundo em um lugar melhor para se viver! Epidemia de SOI é mais curável que epidemia zumbi! O importante é que os sintomas dos quadros de SOI são reversíveis. A cura é lenta e, por vezes, fundamentada em terapia psicoterapêutica e mesmo remédios psicotrópicos, mas sempre, SEMPRE, com muito amor. É isso, queridos blogonautas, amor cura tudo. Pessoas com SOI são carentes e por não darem amor, não recebem e preenchem seu coraçãozinho desmilinguido com ódio, para não ficarem no vazio sentimental.

Agora, você pensou naquele babaca do YouTube que diz que todos têm inveja dele e ficou com pena, não é? Pois é, sinta somente pena, pois se sentir raiva dele, só vai lhe dar mais força. Um dia ele passa, como tudo passa nessa vida, inclusive a uva passa.

Os conselhos que você pode dar para essas pessoas com SOI? 

- Siga adiante, deixe de se preocupar demais com a vida alheia.
- Descubra seu verdadeiro ser odiado e faça exercícios diários para transformá-lo em um ser amado. Busque auxílio profissional, para te ajudar.
- Delete seu passado da página no Facebook. Sim! Delete tudo, desapegue!
- Se desinscreva dos canais babacas no YouTube e Instagram, eles não lhe farão falta e, depois que você deixa de segui-los, percebe que os tais influenciadores, com milhões de seguidores, se transformam em um nada, pois o que eles precisam desesperadamente é da sua atenção. E eles não a terão.
- E, por fim, agradecer mais 24 horas sem uma opinião ignorante.

 Lovers love love!

Boa sorte! 

Publicado originalmente em 27 de abr de 2014, atualizado em maio de 2018. 

Nenhum comentário: